Mozart

Filho de Leopold Mozart e de Anna Pertl, Wofgang Amadeus Mozart ( Salzburgo 1756 - Viena 1791 )
Bookmark and Share
  • " Introdução 

Um génio Universal, exuberante e fecundíssimo: é  com a  razão que Mozart se reconhece a síntese perfeita do Classicismo ( E, todavia, a perfeição da sua produção quase acelerou o final da vida do artista, que apenas com 35 anos desaparece, depois de ter alargado os confins conhecidos da linguagem musical, na alegria demoníaca e extrovertida, mas também na aflição mais atormentada. (...)

A Vida

Filho de Leopold Mozart e de Anna Pertl, Wofgang Amadeus Mozart ( Salzburgo 1756 - Viena 1791 ) foi encaminhado para o estudo do cravo e, em seguida, do violino e da composição a partir dos quatro anos de idade. (...) uma nova colisão com o arcebispo Colloredo, que utilizara nos seus confrontos uma atitude humilhante, indúsio a renunciar a renunciar aos cargos de Salzburgo e a transferir-se para Viena.(...)

Os Anos de Viena

Em Viena Mozart viveu dando lições privadas e concertos e praticando como artista livre a profissão de compositor (...) desde o momento que se viu angustiado com as preocupações económicas e com uma condição de saúde precária; mas ao mesmo tempo representava uma revolucionária proclamação de independência relativamente às classes detentoras do poder ( ... ) O seu cadáver foi sepultado na vala comum do cemitério de São Marcos em Viena. "

Boffi, Guido - História da Música Clássica, Ed 70, Lisboa, 2015, pp129,130, 131