Mercantilismo

As manufacturas de panos e sarjas e outros tecidos dessa qualidade, as indústrias do papel, as quinquilharias, as sedas, os sabões e, em geral, todas as outras manufacturas estavam e estão ainda quase completamente arruinadas
Bookmark and Share
O mercantilismo

Se à riqueza natural de França, o rei pudesse acrescentar o que a arte e a indústria do comércio pode produzir ( ... )julgar-se-ia facilmente que a grandeza e o poderio do rei aumentariam prodigiosamente ( ... )
Convém ver em detalhe a que estava reduzido o comércio quando Sua Majestade começou a cuidar dos seus negócios ( ... )
As manufacturas de panos e sarjas e outros tecidos dessa qualidade, as indústrias do papel, as quinquilharias, as sedas, os sabões e, em geral, todas as outras manufacturas estavam e estão ainda quase completamente arruinadas.
Os Holandeses prejudicaram-nas, trazendo essas mesmas manufacturas para levarem, de nós, em troca, os produtos necessários ao seu consumo e ao seu tráfico. ( ... )
Creio que facilmente se estará de acordo sobre este princípio de que apenas a abundância de dinheiro aumenta a grandeza e o poderio de um Estado. Segundo este princípio, é certo que, todos os anos, saem do Reino, em produtos necessários ao consumo dos países estrangeiros cerca de 12 a 13 milhões de libras. São essas as minas do nosso Reino e é na sua conservação que devemos trabalhar cuidadosamente. ( ... )
Para lá das vantagens que traria a entrada de uma quantidade maior de moeda no Reino, é certo que, pelas manufacturas, um milhão de pessoas que definham na ociosidade poderiam vir a ganhar a vida; que um número de pessoas, igualmente considerável, ganharia a sua vida na navegação e nos portos marítimos, que a multiplicação quase ao infinito dos barcos multiplicaria, do mesmo modo, a grandeza e o poderio do Reino. Eis, a meu ver, os fins aos quais deve tender a aplicação do Rei, a sua bondade e o seu amor pelos seus súbditos.

Relação de Colbert ao primeiro Conselho de Comércio, 3/8/1664