Restava o problema não menos essencial de fIxar a posição de um navio em viagem e das novas terras descobertas, ou seja, determinar a latitude e a longitude de um ponto qualquer do globo. No Mediterrâneo a solução fora relativamente fácil.
Restava o problema não menos essencial de fIxar a posição de um navio em viagem e das novas terras descobertas, ou seja, determinar a latitude e a longitude de um ponto qualquer do globo. No Mediterrâneo a solução fora relativamente fácil ( … ) Fixado na carta de marear o rumo da viagem, os marinheiros procuravam segui-lo por meio da bússola, que indicava a direcção, e pela estimativa de o caminho percorrido ( … )
Desde que as viagens começaram a estender-se em latitude e por centenas e milhares de léguas e a fazer-se pelo largo e com grandes desvios de bolina, os erros de estimativa ( … ) multiplicavam-se ( … ) Tomava-se necessário rectificar, de quando em vez, o ponto estimado, por um processo científico ( … )
Desde longa data que em Portugal se vinha operando, a evolução do saber geográfico e cosmográfico, sob a influência dos árabes. Aos célebres Livros del Saber de Astronomia (1256), de Afonso o Sábio, por certo conhecidos em Portugal durante o reinado de D. Dinis, (.,.) há que acrescentar aquilo a que chamámos os Almanaques Astronómicos de Madrid ( … ). Trata-se de uma pequena colectânea em que entra um Almanaque Perdurável ( … ) com uma série de Tábuas quadrienais para se encontrar a posição do Sol e de planetas no Zodíaco em cada dia do ano e o Almanaque de Coimbra (que continha) ( … ) uma tábua de latitudes e longitude para setenta cidades e regiões do mundo conhecido naquela época, acompanhado da definição de cada uma das coordenadas.
CORTESÃO– JAIME , OS Descobrimentos Portugueses